SobradinhoBA: Três projetos de iniciação científica de alunos da Esc. Est. Mª J. de L. Silveira saíram vitoriosos da III MICSESF em Juazeiro, ontem (7)


Dos sete selecionados projetos de iniciação científica de alunos da Escola Estadual Maria Jose de Lima Silveira, na cidade SobradinhoBA, para participar da III Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco (III MICSESF), realizada no CETEP Juazeiro, nos dias 06 e 07.12, quinta e sexta respectivamente, organizada pela SEC/NTE - 10, três desses projetos ficaram em 1º, 2º e 3º colocados, dando orgulho a toda comunidade escolar da unidade estadual no município sobradinhense, em especial às professoras/orientadoras dos projetos, Maria Aparecida Conceição Nunes e Zeny Conceição Nunes, aos pais e responsáveis dos alunos e com concerta todos da cidade que tomarem conhecimento de mais esse importante feito dos estudantes, orientados por profissionais abnegados da educação pública do estado da Bahia, na Terra da Barragem.

A III MICSESF foi iniciada dia 06.12, das 8hs às 17hs, no dia seguinte, 7, iniciou no mesmo horário, sendo finalizada as 16hs com as premiações. Os projetos premiados com troféus, dos alunos da escola estadual de Sobradinho e suas respectivas colocações, foram os seguintes: 

1º Lugar - Categoria Junior Menor
Projeto: Caminhão Bombeiro
Alunos: Nicassio Ferreira dos Reis e Anderson Galdino da Silva

2º Lugar
Projeto: Reutilizando a água do bebedouro para produção de alimentos e geração de renda
Alunos: Pedro Henrique, Aniceto Moreira, Cadmiel Moreira Fernandes e Ivson Emanuel S. Siqueira 

3º Lugar
Projeto: Combate ao Feminicídio  
Alunos: Emanuela de Souza Lustosa, Pâmela Micaely e Rodrigues Dias

O projeto da EEMJLS que ficou em 1º lugar - Categoria Junior Menor, Caminhão Bombeiro, dos alunos Nicassio F. dos Reis e Anderson G. da Silva, recebeu, além da premiação, o credenciamento antecipado para participar da 8ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia que será realizada em Salvador, no próximo ano, 2019. 

Essa unidade escolar estadual de Sobradinho já havia saído na frente nessa 3ª edição da MICSESF, quando emplacou através de seleção sete projetos em determinadas categorias para participar, foram eles:

Categoria: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas

1.Projeto: Empoderamento Feminino
2.Projeto: Relíquias Preciosas

Categoria: Matemática, Ciências Exatas e Engenharia

3.Projeto: Sistema Integrado - Pisicultura/Hidroponia: Produção de Alimento e Geração de Renda.

Categoria: Empreendedorismo

4.Projeto: Carro Monstro: Mapeamento de Áreas Degradadas

Categoria: Júnior Menor

5.Projeto: Caminhão Bombeiro
6.Projeto: Combate ao Feminicídio
7.Projeto:Reutilizando a água do bebedouro para produção de alimentos e geração de renda
Alunos: Pedro Henrique, Aniceto Moreira, Cadmiel Moreira Fernandes e Ivson Emanuel S. Siqueira 

A MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – MICSESF, contou com uma primeira edição realizada em 2016, onde se configurou como momento de intercâmbio das experiências realizadas ao longo de todo o ano letivo no chão da escola, na perspectiva de se evidenciar como a prática da educação científica tem desempenhado um papel inovador na construção do conhecimento na rede pública estadual da Bahia, especialmente no recorte referente ao Núcleo Territorial de Educação 10. A I MICSESF se constituiu na exposição de experiências e trabalhos de pesquisas, de estímulo ao protagonismo dos estudantes que, orientados por docentes, fortaleceram o domínio de habilidades próprias ao campo das Ciências, decorrentes do ensino escolar das diversas áreas do conhecimento.

Sua principal expectativa é mobilizar as escolas do território de identidade Sertão do São Francisco onde está localizado o Núcleo Territorial de Educação 10. Esse núcleo é responsável por acompanhar dez municípios: Canudos, Uauá, Curaçá, Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho e Juazeiro.

A MICSESF serve como credenciadora de projetos para a participação na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, iniciativa que já teve sua sétima edição e que, assim como a mostra, também é uma realização do Programa Ciência na Escola e se configura como importante momento de consolidação das práticas voltadas para a educação científica na educação básica pública da Bahia no território do NTE 10. Em 2016 foram credenciados três projetos, os primeiros colocados em cada área de submissão. Para 2017, foram credenciados cinco projetos devido ao aumento de áreas de submissão de projetos.

Fruto da primeira edição, tiveram como principais contribuições científicas projetos selecionados para a mostra que traziam desde protótipos na área de robótica, criação de aplicativos para prevenção da violência contra a mulher e combate ao uso de drogas no ambiente escolar, tecnologias para o replantio da vegetação nativa da caatinga, catalogação de farmacopeia sertaneja, criação de tecnologias de combate ao Aedes Aegypt, construção de metodologias pedagógicas para o trabalho com deficientes visuais, veículo lançador de sementes nativas, entre outros. Além disso foram realizados projetos de intensa investigação de caráter histórico, sociológico e cultural dos municípios de abrangência da mostra.

Essas iniciativas propiciaram a ampliação do número de escolas envolvidas no Programa de educação científica da rede, que se consolida como iniciativa permanente no fomento a iniciação científica nas unidades de ensino, podendo ser potencializada por  meio da construção de novas iniciativas que culminem no evento, além de uma percepção ainda não formalmente catalogada do aumento sensível do número de estudantes oriundos do programa que conseguem ingressar em universidades públicas e posteriormente permanecerem em atividades voltadas para a iniciação científica.

A mostra também envolve alunos da educação profissional e seus frutos tem repercutido nas suas comunidades por meio da construção de novas tecnologias que são por essas apropriadas.

Da Redação

OUTRAS IMAGENS DO EVENTO






Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.