Casa Nova: Ultrassonografia nas UBS elimina fila de espera e garante melhor atendimento

A Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, anunciou ontem (29) que todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde da sede do município irão realizar ultrassonografias, descentralizando o serviço que era realizado no Centro de Saúde.
“Já vem acontecendo há alguns dias em Casa Nova de forma experimental e hoje é oficial. Descentralizamos o serviço de ultrassonografia para atender à população de cada unidade dos bairros. Havia uma reclamação, principalmente das gestantes, pois centralizávamos no Centro de Saúde – SESP e acontecia de gestantes de alguns bairros que quando vinham agendar já não tinha vaga e acabava passando da data de realizar o ultrassom” – explica Maria de Lourdes – “Agora o agendamento e a realização do exame é feito na UBS, até porque cada enfermeira conhece sua gestante, sabe o mês de gravidez, vem acompanhando no pré-natal e o ultrassom é auxiliar para uma gestação segura”.
Hoje (29/01), a realização de ultrassonografias foi realizada na UBS-Unidade Básica de Saúde da Vila Azul com dezenas de pacientes sendo atendidas pelo médico Dante Silva Barros, especialista e para cada UBS existe um calendário mensal com datas para agendamento.
“A usuária para quem foi prescrita ultrassonografia deve procurar sua unidade de bairro, com a guia, cartão do SUS e documento de identidade, para agendar o exame” – explica Maria de Lourdes – “Esta iniciativa elimina a possibilidade de atraso na realização do exame”.
Maria de Lourdes lembra que para o interior, neste início de ano, foram suspensos os mutirões nas localidades e os exames estão sendo agendados na secretaria e realizados no Hospital, mas “por determinação do Prefeito Wilker já estamos estabelecendo um calendário e vamos retomar os mutirões no interior”.
“Quero enfatizar e repetir o que o prefeito Wilker sempre diz: saúde pública é um direito, o SUS é universal, gratuito e deve oferecer serviços de qualidade. Mesmo com todas as dificuldades, estamos avançando e vamos mudar ainda mais a saúde de Casa Nova” – encerra.

Manoel Leão
ASCOM PMCN
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.