Entreposto de comercialização de ovos é inaugurado em comunidade do interior de Juazeiro


A comunidade de Canoa, região do distrito de Massaroca, interior de Juazeiro, viveu um momento festivo nesta sexta feira (22),  com a inauguração do entreposto construído na comunidade com a missão de incrementar o processo de comercialização de ovos produzidos pelas famílias da região.
Autoridades regionais e dirigentes de instituições públicas e da sociedade civil prestigiaram o ato de inauguração que movimentou bastante a comunidade. Uma feira de exposição foi montada no evento, contando com produtos como frutas nativas, a exemplo do umbu e principalmente ovos caipira.
O momento foi também de lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Juazeiro e o entreposto de Canoa é o primeiro empreendimento da agricultura familiar do Território Sertão do São Francisco que dispõe do selo de certificação emitido pelo município. Isso garante que o processo de produção dos ovos no local obedecem um padrão de qualidade e  podem ser comercializados até em redes de supermercados no município.
As famílias criadoras de galinha de Canoa e de outras comunidades do entorno são acompanhadas pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), entidade  responsável pela gestão do empreendimento que conta com máquinas e equipamentos que asseguram a higiene e qualidade do produto identificado pela marca de “Ovos da Caatinga”.
Boa parte da estrutura e equipamentos do entreposto foi financiada pelo Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de empréstimos contraídos pelo Governo do Estado junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Para o presidente da Coofama, Raimundo Arcanjo de Lima, a inauguração foi a confirmação de um sonho de todas as comunidades que há muito tempo precisavam de uma estrutura para melhorar o processo de comercialização que, segundo  Raimundo, era muito difícil. Ele também comenta a vantagem das famílias estarem vendendo um produto certificado. “Agora vamos vender sem problema até para os grandes mercados. Isso é uma grande vantagem porque vai valorizar nosso produto e melhorar ainda nossa renda,” disse o presidente da cooperativa.
Cícero Felix, coordenador do Irpaa, entidade que presta assessoria técnica às famílias da região pelo Pró-Semiárido, lembrou das iniciativas e projetos que buscaram superar as dificuldades de comercialização de produtos de origem animal oriundos da agricultura familiar, que agora celebram uma conquista com a inauguração do entreposto. 
O Deputado Federal Josias Gomes (PT-BA), já anunciado como futuro Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, falou da importância do empreendimento financiado pelo governo mas que nasceu com a força e organização das famílias rurais. Josias enalteceu o potencial de produção de alimentos saudáveis que vem da agricultura familiar como os ovos caipiras, por exemplo. “É importante produzir soja e milho, mas é importante também dignificar o trabalho dos pequenos produtores, responsáveis pela boa alimentação do povo brasileiro,” disse o Deputado.


Agência Chocalho
"Fazendo zuada no sertão!"
(74) 9967-0236 - Vivo
(74) 9109-7373 - Tim/WhatsApp
(74) 8849-5491 - Oi
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.