Edivaldo Machado Boaventura recebe homenagem do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nesta quarta (13 de março)


Nesta quarta (13) de março, às 17 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia prestará uma homenagem ao seu professor e ex-orador oficial da instituição, Edivaldo Machado Boaventura, falecido em Salvador, no dia 22 de agosto de 2018. Estarão reunidos em uma mesa redonda, os escritores Joaci Góes, Alfredo Eurico Matta, Paulo Ormindo de Azevedo e José Nilton Carvalho Pereira.

Durante o encontro serão lembrados momentos de sua trajetória como quando Secretário de Educação da Bahia, responsável pela criação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do Parque Histórico Castro Alves e, mais tarde, do Parque Estadual de Canudos. Também serão rememoradas suas ações nas diversas instituições pelas quais passou, como na Academia de Letras da Bahia, Academia Baiana de Ciências, Academia de Educação, Faculdades Públicas e Particulares, e no Jornal A Tarde.

Como escritor, o Prof. Edivaldo M. Boaventura foi membro efetivo, presidente e vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, membro da Academia Brasileira de Educação, membro da Academia de Letras de Feira de Santana, benemérito da Conquistense, correspondente da Academia de Campos do Jordão e das Letras e Artes Mater Salvatoris. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Pertenceu à Ordem e Instituto dos Advogados da Bahia, à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Alumni Fellow da Penn State University. Membro da Academia Portuguesa da História e da Academia de Ciências de Lisboa (Portugal). Foi Comendador (1971) e Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, Officier de l’Ordre des Palmes Académiques, Donato di Devozione di Seconda Classe da Soberana e Militar Ordem Hospitalar de Malta, Oficial da Ordem do Mérito Militar. Condecorado com as medalhas da Cruz de Malta, Mérito Tamandaré, Machado de Assis, Mérito Educacional Barão de Macaúbas, Mérito Cultural Castro Alves, Amigo da Marinha, Maria Quitéria e do Patriarca. Foi condecorado pelo governo de Portugal com a Ordem da Instrução Pública no grau de Comendador, pelos serviços prestados à educação e cultura nos dois países de língua portuguesa. Foi Cidadão Honorário de vários municípios baianos.

Antecede a solenidade a posse de 22 novos associados da Casa da Bahia.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo
programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).  

SERVIÇO

Homenagem ao professor Edivaldo Machado Boaventura

Dia 13 de março, às 17h

Sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade

Salvador - BA

71 3329 4463/6336


ASCOM IGHBAHIA

Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.