CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA SERÁ ANTECIPADA NA BAHIA, EXPLICA COORDENADOR REGIONAL DE SAÚDE


O ex-deputado estadual Pedro Alcântara de Souza atual Coordenador Regional de Saúde esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM) oportunidade em que informou que o Ministério da Saúde antecipou o início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação em todo o Brasil. Na Bahia, a Campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, tendo como o dia D, de Mobilização Nacional, a data de 4 de maio.

“Neste ano, a grande novidade é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também fazem parte do público elegível para vacinação, os adultos com 60 anos ou mais de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional” explicou Pedro Alcântara.

A antecipação do início da Campanha foi possível após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantã, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população dos grupos prioritários.

O público-alvo do estado neste ano é formado por mais de 4 milhões (4.046.626) de pessoas dos grupos prioritários. A meta da Sesab é vacinar 90% deste público, ou seja, 3,6 milhões de indivíduos. Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. São eles:

No período de 10/04 a 19/04: vacinação contra influenza de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

No período de 22/04 a 31/05: vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

FONTE: Blog do Geraldo Jose
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.