Casa Nova: UPA de Santana do Sobrado poderá funcionar como sede dos PSFs


O Prefeito Wilker Torres participando na manhã desta segunda-feira (08/04) do Programa Nossa Voz, com Néia Gonçalves, esclareceu a verdadeira situação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, construída na sede do Distrito de Santana do Sobrado.
“A UPA de Santana de Sobrado foi conseguida para Casa Nova no governo de Orlando Xavier” – historiou o Prefeito – “Entre o ano de 2010 e 2011. Ele escolheu colocar em Santana, isso na véspera do processo eleitoral. A construção dessa UPA se prolongou por vários mandatos. Primeiro pelo de Orlando, depois pelo anterior a mim, findando a construção no final do mandato do meu antecessor”
Lembrou que o Governo Federal criou estes programas, “construiu UPAS, PSFs; as prefeituras foram pegando e não foram analisando se tinham condições de administrar” e “mais de 80% do custeio” fica sob a responsabilidade das prefeituras. Uma situação insustentável para as prefeituras. Ainda de acordo com ele os novos prefeitos, “que assumiram em 2017”, vem lutando, primeiro com o governo Temer e agora com o novo presidente, para conseguir mais recursos de custeio para as UPAs.
 “Hoje gastamos de 800 mil a 1 milhão com o hospital de Casa Nova e recebemos (do governo federal), de 56 a 88 mil reais por mês” – desabafou o prefeito – “Agora imagine ter de bancar uma UPA, se já não temos recursos suficientes para bancar um hospital que nos custa quase um milhão por mês”.  Nos moldes que hoje o Ministério da Saúde exige, nem Casa Nova tem e quase nenhum município de pequeno e médio porte terá condições de manter uma UPA.
“Conseguimos no final do governo Temer autorização para o funcionamento do prédio da UPA como PSF. Em Santana temos três PSFs e pelo menos dois deles podem funcionar no prédio da UPA” – destacou o prefeito Wilker, que viajou a Brasília para participar da Marcha dos Prefeitos, que busca entre outras reivindicações, mais recursos para bancar a saúde nos municípios.
Ao final desmentiu categoricamente os áudios que circularam no final de semana dando conta que haveria até médicos recebendo por serviços prestados na UPA: “Mentira. A partir de agora na proximidade das eleições vão aparecer mais e mais fake news”.

Manoel Leão
ASCOM PMCN



Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.