Hoje 6 é dia D: - Dia da Matemática - Dia da Coragem - Dia do Cartógrafo


Dia da Matemática, também conhecido como Dia do Matemático ou Dia Nacional da Matemática, é celebrado anualmente em 6 de maio.
A data é destinada a homenagear os profissionais dedicados a essa área do conhecimento, considerada essencial para o processo de evolução das sociedades.
Além disso, o dia visa incentivar o interesse dos alunos pela matemática, a partir da aplicação de metodologias de ensino dinâmicas e didáticas por parte das escolas.

Origem do Dia da Matemática

Símbolos matemáticos
Esta data é comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática há muito tempo, mas apenas com a lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, que o Dia da Matemática passou a ser oficialmente reconhecido no país.
A escolha do 6 de maio é uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.
O Homem que Calculava, a sua obra de maior sucesso (e um dos maiores sucessos de venda da literatura brasileira em todo o mundo) já foi traduzido para doze idiomas. O pseudônimo que utilizava era Malba Tahan, em quase todos os seus 69 livros de contos.

DIA DA CORAGEM
Dia da Coragem é comemorado anualmente em 6 de maioEsta data homenageia uma das virtudes mais nobres que alguém pode ter: a coragem!
Não são todos que têm a coragem para enfrentar os obstáculos que surgem em suas vidas. Ter coragem significa encarar momentos difíceis e de sofrimento, mas com a certeza de superar todos e se tornar um ser humano mais forte e experiente.
Coragem não é sinônimo de imprudência, mas sim de ousadia em assumir ou fazer algo que sabe ser o certo sem se preocupar com críticas maldosas, por exemplo.
Uma pessoa com coragem também pode ter medo, mas o que a torna corajosa é o fato de agir apesar deste sentimento. O corajoso consegue superar as barreiras do temor e da intimidação.
Dia do Cartógrafo
Dia de homenagem aos profissionais responsáveis em estudar e produzir mapas geográficos, que são essenciais para a organização e desenvolvimento de inúmeras áreas e finalidades.
Os engenheiros cartográficos estudam todos os dados referentes ao relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, solo, demografia, densidade população, entre outros fatores que são característicos de determinada região.
A partir destas informações, o cartógrafo consegue reproduzir uma imagem real de um determinado território.
O estudo dos mapas começou a partir dos séculos XIV e XV, quando surgiu o boom das grandes viagens marítimas. Porém, o ser humano já produzia mapas e desenhos cartográficos desde tempos pré-históricos.
Atualmente no Brasil, os principais estudos cartográficos são desenvolvidos pela Marinha e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A tecnologia é uma excelente ferramenta para os cartógrafos contemporâneos, que conseguem explorar as peculiaridades de grandes localidades com maior precisão e rapidez.

Origem do Dia do Cartógrafo

Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC)em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral.
Em 27 de abril de 1500 (calendário Juliano), Mestre João determinou a latitude da então Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, no estado da Bahia).
O documento com o registro cartográfico foi enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano (utilizado atualmente), que corresponde ao dia 6 de maio.

Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.