Em Sobradinho, produtores de acerola participaram de encontro tratando sobre certificação orgânica


A importância da produção e comercialização de alimentos orgânicos, especialmente frutas e verduras, foi tema de uma capacitação sobre certificação orgânica que começou nesta terça-feira (9), no auditório do Colégio Estadual Jorge Khoury​ em Sobradinho.
O encontro voltado para auditores e produtores rurais, é uma promoção da Cooperativa Agroindustrial  Vale do Paraíso (Cooperparaíso), em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Sebrae e a Sono Brasil, empresa de exportação de frutas e parceira comercial da Cooperativa.
O Instituto Biodinâmico (IBD), entidade que atua no ramo da certificação no Brasil e em diversos países, está ministrando a formação e apresentando todo um panorama acerca das normas, critérios e legislação relacionada à certificação orgânica. A Zootecnista da entidade, Carolina Manço, destacou o crescimento do mercado de orgânicos que por sinal, movimenta mais 90 bilhões de dólares em todo o mundo. Carolina também destacou a importância do selo orgânico nas unidades de produção e nas frutas cultivadas pelos produtos que, com selo, alcançam diferentes mercados e consumidores que preferem esse tipo de produto livre de venenos e agrotóxicos.
O presidente da Cooperparaíso, Josivan Santos, disse que esta capacitação significa um importante passo na qualificação tanto dos produtores como da matéria prima que será fornecida para a agroindústria que a Cooperativa gerencia na perspectiva de promover um processo de exportação que atenda as expectativas do mercado e gere mais oportunidades para os mais de 200 produtores familiares que já começaram seus plantios, principalmente de acerola, em diversas áreas rurais de Sobradinho.

Raimundo Fábio
Jornalista


Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.