Encontro em Juazeiro discute a compra de alimentos saudáveis para a alimentação escolar e entrega de Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar

 
Ademilson da Rocha (Tiziu) - Superintendente da SUAF 
c/ conterrâneos produtores de SobradinhoBA 
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), realizou, nesta sexta-feira (12), no município de Juazeiro, o Encontro Territorial para Organização do Fornecimento de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar. O evento teve como objetivo orientar os participantes para a aquisição e comercialização de alimentos saudáveis, por meio de editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 
O Encontro, que contou com a participação de técnicos e dirigentes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), reuniu mais de cem pessoas no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e contou com um público diverso de agricultores familiares, prefeitos, secretarias de Educação, diretores de escolas do território, Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (CAE), Nutricionistas, Conselho de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Secretarias de Agricultura, sindicatos de Trabalhadores Rurais, entidades de assistência técnica e extensão rural (Ater) e Institutos Federais. Na ocasião, o superintendente da Suaf, Ademilson da Rocha (Tiziu), fez a entrega de Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) certificação emitida pela Suaf, para identificar e valorizar a produção oriunda da agricultura familiar. 
De acordo com o superintendente da Suaf, este é mais um passo dado no incentivo à comercialização destes produtos: “Mais de uma dezena de organizações acabaram de receber 180 selos de identificação de seus produtos e isso é muito positivo, tanto para quem consome, pois sabe da qualidade destes produtos, quanto para os agricultores que estão comercializando”, ressaltou Ademilson da Rocha. Para a presidente da Associação de Apicultores de Sento Sé, Jaciara Ladislau, o Sipaf contribui para a comercialização: “Quando um grupo recebe este selo e emite uma nota fiscal, fica isento de ICMS, então isso é uma economia muito importante para a gente”, destacou a agricultora. 
Além do Sipaf, foi anunciado que, em breve, será lançado um edital, pela Secretaria de Educação com uma chamada pública para o PNAE estadual: “Esse edital é mais uma ação integrada do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar. Essa chamada terá um recorte territorial, pois organizada assim, facilitará a participação de diversos empreendimentos que poderão atender a demandas específicas das unidades escolares de cada território”, concluiu o superintendente da Suaf. 
AlimentosLogo após a explicação, foram discutidas as seguintes pautas: avaliação do PNAE no território; chamada pública territorial; guia para credenciamento no sistema de compras do Governo da Bahia e a criação da Comissão Territorial do PNAE. Ainda durante o evento, foi feito um levantamento de produção e pesquisa de preço junto aos agricultores participantes, a fim de levantar dados que possam nortear uma chamada pública mais contextualizada. A coordenadora de Mercados institucionais da Suaf, Sandra Lea dos Santos, avaliou positivamente o Encontro: “Tudo isso é muito importante para que possamos fazer uma chamada pública adequada, com preços e produtos territorializados, respeitando a cultura e os hábitos locais, para que tenhamos um PNAE fortificado e assim gerar renda no campo”, destacou.
O Encontro Territorial também foi uma forma de aproximar os agricultores e fazer com que seus produtos sejam conhecidos por estes potenciais consumidores do mercado institucional. Esta foi a percepção de Josimária Antunes, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Moradores de Mucambo. “Além de ter sido um momento de aprendizado sobre como podemos inserir nossos produtos na alimentação escolar, também foi uma oportunidade que tivemos de mostrar para outras pessoas, de outros municípios, o que o nosso grupo produz. Estamos muito satisfeitas”, finalizou. Ao final do evento todos os participantes degustaram os alimentos apresentados pelos agricultores.


FONTE: site SDR
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.