Assessores de projetos no Semiárido Baiano recebem formação em Salvador


Técnicos, assessores e colaboradores ligados ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) dos escritórios de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, participam em Salvador, de um encontro de formação na área de gestão de projeto.
A formação ocorreu nos dias 20 e 21 sob a responsabilidade de Samira Aguiar, Assessora Financeira e Graziela Mota, Assessora de Aquisições do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR). O Pró-Semiárido leva investimentos de cunho produtivo e social para famílias rurais de diversas comunidades e municípios do sertão baiano e conta com recursos de Acordo de empréstimos contraídos pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O maior objetivo da formação foi promover a unificação dos procedimentos adotados para orientação do público beneficiário do Pró-Semiárido na perspectiva de uma gestão responsável dos recursos públicos, investidos nas comunidades rurais através dos convênios firmados com as entidades.
Além das orientações acerca da gestão dos investimentos produtivos, temas como o componente social aplicado às entidades sem fins lucrativos, tributação das entidades do terceiro setor, capacitação na metodologia que será aplicada nas formações destinadas às comissões de licitação constituídas nos territórios rurais, estiveram na pauta dessa formação.
Albani Aquino, Assistente de Prestação de Contas do SETAF de Jacobina, comenta a importância da partilha de experiências e a aproximação entre os escritórios. Segundo a assessora, os técnicos trabalham com um mesmo público e enfrentam os mesmos desafios. “As soluções para superarmos essas questões serão as mesmas, nesse sentido de caminharmos juntos, já houve padronização de documentos e metodologias que serão colocados em prática com a capacitação”, observou Albani ao fazer referência aos relatos dos demais técnicos/as, que para ela, enriqueceram muito a capacitação.
Jossy Esteves, do escritório de Juazeiro, reconheceu que esse tipo de formação gera procedimentos que proporcionam o fortalecimento das equipes que auxiliam na gestão do projeto. “Com isso acredito que  poderemos contribuir mais nas comunidades para o empoderamento e autonomia das associações”, declarou Jossy.
Esse tipo de capacitação tende a produzir melhores resultados nas ações geridas pelas associações rurais e demais entidades, junto às famílias rurais que tem seus sistemas de produção familiar agropecuários incrementados pelo Pró-Semiárido.

Agência Chocalho
"Fazendo zuada no sertão!"
(74) 9967-0236 - Vivo
(74) 9109-7373 - Tim/WhatsApp
(74) 8849-5491 - Oi
Entre em contato conosco também via WhatsApp!