JOVENS DE JUAZEIRO E PETROLINA FARÃO ATO NA SEGUNDA (25) EM BUSCA DE EMPREGO; GRUPO SE INSPIRA NA ATITUDE DE MARYANE


Inspirados na atitude de Maryane Nascimento que conseguiu uma vaga de emprego após expor um cartaz no centro de Juazeiro durante a quarta-feira de cinzas e assim garantir uma vaga com carteira assinada na empresa Pará Madeiras, dezenas de jovens farão na segunda-feira (25), um ato semelhante em busca de emprego.

O evento em Juazeiro terá concentração na Praça da Catedral a partir das 13hs. No mesmo horário 13hs, jovens de Petrolina estarão também em ato com cartazes pedindo emprego na Praça da Igreja Catedral. O ato é denominado "Cartazes Escritos Juazeiro e Petrolina". O grupo foi criado na rede social  e já conta com mais de 200 participantes. A proposta surgiu com amigas e amigos desempregados que resolveram através da rede social criar um grupo e buscar emprego e trocar idéias.

O objetivo do grupo, de acordo com Itala Nadir, desempregada há 1 ano,  é sensibilizar o empresariado local e também chamar a atenção das autoridades e políticos que precisam criar meios de gerar renda e emprego e assim criar expectativa de vida para os jovens de Juazeiro e Petroina e região. Ítala possui o segundo grau completo e conta que a idéia do ato foi encorajado pela recente atitude de Maryane. "Ela nos emponderou mais ainda com a atitude positiva. Antes as pessoas tinham vergonha de mostrar o sentimento de aflição e medo do desemprego e então nosso grupo resolveu ir as ruas e pedir emprego e mostrar a situação que precisa melhorar", diz Ítala.

Dados do IBGE revelam o impacto maior do desemprego atinge a população mais jovem. “Hoje em dia não está fácil para ninguém arranjar emprego. Ainda mais para o jovem que não tem experiência nenhuma. Isto tem que mudar", avalia Itala. "O otimismo e a determinação fizeram a diferença para a Maryane e temos certeza que a partir de segunda mudará o rumo da história também para nós", finalizou Itala.

Na sexta-feira (22) o tema desemprego foi um dos assuntos do Programa da TV Globo com Fátima Bernardes. Ela  recebeu a jovem Maryane, nascida em Juazeiro, Bahia que fez muito sucesso na internet com uma imagem em que ela aparece com um cartaz escrito: "Estou precisando de emprego. Você poderia me ajudar?". Cansada de viver sem uma resposta de trabalho, Maryane resolveu ter essa atitude para ver se conseguia ter sua carteira assinada. 
Após contar sua história, Maryane se emocionou no palco do programa, durante a apresentação do cantor Xande de Pilares, que interpretou a música Clareou Gratidão. Maryane foi elogiada pela atitude em busca de dignidade e coragem, determinação. O psicológo Rossandro Klingey avaliou o ato da jovem diante dos desafios impostos com a falta de emprego.

"Nunca trabalhei com carteira assinada. Na verdade, as responsabilidades começaram a cobrar e tive que correr atrás, ainda mais quando se tem um filho. Só os bicos não resolvem."

Foi então que, após ver imagem semelhante na internet, ela foi para um sinal de Juazeiro (BA) e ficou segurando o cartaz por cinco horas. A curiosa atitude deu certo! A jovem foi procurada por empresas, ainda no dia e, segundo ela, apareceu mais de 400 oportunidades.

"Escolhi um lugar bem estratégico. Meus pais e irmãs estavam viajando na hora. Escolhi não falar pra ninguém para dar certo. Acredito que a opinião das pessoas podem influenciar, deixar você fraco e forte ao mesmo tempo. Fiquei no sinal por cinco horas e, ainda no local, meu telefone começou a tocar. Em casa tocou muito mais, peguei um caderno e anotei os nomes das empresas, contei 473 ofertas de emprego".

A jovem não só teve a carteira assinada pela Pará Madeiras, como ainda arrumou emprego para a irmã e a amiga. Maryane está servindo de inspiração para outras pessoas. Por essa razão um grupo de mulheres de Juazeiro vão se reunir numa praça para também pedir emprego com um cartaz.


Fonte: Redação Blog Geraldo Jose
Entre em contato conosco também via WhatsApp!