Hoje 5 é dia D: - Celebra-se nessa data o Dia Nacional do Líder Comunitário - Dia Nacional das Comunicações - Dia da Língua Portuguesa - Dia do Marechal Rondon - Dia Nacional do Expedicionário


Dia Nacional do Líder Comunitário
Dia Nacional do Líder Comunitário é celebrado anualmente m 5 de maio. Esta data visa homenagear o indivíduo responsável por ser o “porta-voz do povo”, uma figura de grande importância no âmbito popular, pois ajuda a representar as preocupações e vontades da população perante os poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Para que o líder comunitário desenvolva o seu trabalho corretamente, este deve estar a par das necessidades reais da comunidade que representa, ouvindo a todos de modo igualitário e sem preconceitos.
O líder comunitário também deve seguir os preceitos básicos dos direitos humanos e da Constituição Federal que rege a sua localidade.

Origem do Dia Nacional do Líder Comunitário

Esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, de 27 de março de 2006, que decreta oficialmente o 5 de maio como Dia Nacional do Líder Comunitário.
Dia Nacional das Comunicações
A comunicação é essencial para o desenvolvimento das sociedades, assim como das suas particularidades culturais e históricas. Ao longo dos anos, os seres humanos sempre desenvolveram técnicas que permitissem a comunicação entre diferentes lugares.
Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, a comunicação se consolidou como uma das chaves essenciais para o processo de globalização. As informações podem ser comunicadas para qualquer canto do mundo (e do espaço) de maneira rápida e fácil.
A escolha desta data para celebrar o Dia das Comunicações é uma homenagem ao nascimento de Marechal Rondon (5 de maio de 1865), considerado o Patrono das Comunicações no país, um dos principais responsáveis pela disseminação dos sistemas de comunicação no Brasil.
Por este motivo, o Dia Nacional das Comunicações também é conhecido como “Dia de Rondon”.
Dia da Língua Portuguesa
Dia da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de maio entre os países lusófonos. Esta data celebra a importância cultural e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Durante esta data, os países que formam a CPLP promovem eventos especiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
No Brasil, o idioma português também é celebrado durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa, em 5 de novembro. Esta data foi instituída no país através do decreto de lei nº 11.310/2006.
Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas.

Origem do Dia da Língua Portuguesa

Esta data foi criada a partir de uma resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em 20 de julho de 2009, em Cabo Verde.
Dia do Marechal Rondon
É celebrado em 5 de maio no Brasil. Esta data é uma homenagem ao Marechal Cândido da Silva Rondon, nascido em 5 de maio de 1865, ficou imortalizado na história do Brasil como um importante militar e sertanista brasileiro.
Entre as principais obras de Marechal Rondon está a idealização do Parque Nacional do Xingu, assumindo o cargo de Diretor do Serviço de Proteção ao Indígena.
Outro trabalho de destaque o sertanista foi a expansão das comunicações no Brasil, principalmente através do sertão desconhecido. Marechal Rondon abriu estradas e levou o telégrafo aos cantos mais distantes do território.
Por este motivo, no dia 5 de maio também se comemora o Dia das Comunicações no Brasil, em homenagem ao nascimento de Marechal Rondo, personalidade que chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 1957.
Saiba mais sobre o Dia Nacional das Comunicações.
Além de tudo isso, Marechal Rondon ainda foi uma figura de grande importância durante o movimento de proclamação da República brasileira, em 1889.
Dia Nacional do Expedicionário
Esta data é uma homenagem aos membros que formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma força militar que lutou durante a Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados e contra os fascistas e nazistas na Europa.
A FEB era uma divisão do Exército Nacional, comandada pelo então general João Batista Mascarenhas de Morais, que liderou a atuação dos militares brasileiros durante a chamada “Campanha da Itália”, entre 1944 e 1945.
Mais de 25 mil soldados foram enviados para a Europa durante a Segunda Guerra Mundial através da FEB.
A comemoração desta data não está oficializada no calendário nacional, mas é celebrada como uma homenagem a coragem e bravura dos militares da FEB que lutarem contra os terríveis abusos provocados pela guerra.
Entre em contato conosco também via WhatsApp!