Cooperativa de Sobradinho participa do lançamento de Projeto sobre Produção de Biogás e Ração Animal


Na busca por fontes alternativas de geração de energia em pequenas unidades de produção agrícola, diretores e sócios da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), participaram na manhã desta quarta feira, dia 19, do lançamento do Projeto Biogás e Ração Animal - Soluções Econômicas para Lixo Orgânico, no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do Francisco (CETEP SSF) em Juazeiro.
As palestras e exposições revelaram várias experiencias e possibilidades de aproveitamento de diferentes materiais e biomassa para a produção de biogás e energia. Inclusive o próprio Cetep tem  realizado um estudo sobre utilização  do gás  biometano por meio de uma experiência piloto de biodigestor instalado  na escola e que irá produzir cerca de 13 kg de gás biometano.  A produção do gás vai   substituir a  energia elétrica e assim gerar economia.
Um dos palestrantes do evento, o professor da Uneb, Jairton Fraga, autoridade muito reconhecida na área de agricultura orgânica fez uma exposição sobre a Oportunidade Sociocultural para produção de Biometano Complementando a Cadeia do uso do Gás Natural. Ele falou também sobre o uso de biofertilizantes usando rejeitos animais como fonte alternativa para as plantas que produzem frutas  e hortaliças.
O Professor Fernando Dantas, discorreu acerca da inauguração do Projeto Biogás e Ração Animal: soluções econômicas para o lixo orgânico e a produção  de biometano por meio do lixo orgânico recolhido na cidade  de Juazeiro.
Para os representantes da Cooperparaíso, o evento abre possibilidades para que a agroindústria de beneficiamento de fruta instalada em Sobradinho, possa utilizar bagaço de acerola por exemplo, na produção de biogás ou biofertilizantes aproveitamento essa matéria prima e  seguindo os preceitos da agricultura orgânica e proteção ao meio ambiente.

Ascom/Cooperparaíso
Entre em contato conosco também via WhatsApp!