Ação de resgate e preservação das sementes crioulas do Pró-Semiárido será lançada durante o Semiárido Show

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), lança nesta quarta-feira (20) a ação de resgate, valorização e preservação das sementes crioulas do projeto Pró-Semiárido. A atividade integra a programação do Semiárido Show, que será realizado na Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE.

O evento marcará a celebração da parceria entre o Pró-Semiárido, projeto financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e as organizações Sasop (Serviço de Assessoria a Organizações Populares) e CPC-BA (Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia) para execução das ações de resgate, preservação e valorização das sementes crioulas no Semiárido baiano; e conta com o apoio da Embrapa Semiárido.

O momento de lançamento acontecerá durante a II Feira da Agrobiodiversidade – Sementes Crioulas: Patrimônio dos Povos do Semiárido a Serviço da Vida que contará com uma programação diversificada e será aberta oficialmente com falas de representantes do Governo do Estado da Bahia, Fida, organizações parceiras e representantes dos agricultores guardiões de sementes.

A celebração terá ainda apresentações artístico-culturais e premiação para os guardiões e guardiãs de sementes que vão levar expor nas cerca de 55 barracas da feira. A feira reunirá mais de 120 agricultores guardiões e guardiãs de sementes de 23 municípios do Semiárido baiano que vão expor as variedades de sementes alimentícias, de plantas nativas e forrageiras, além de espécies de abelhas, caprinos e galinhas nativas.

A feira contará com a participação de mais de 1.000 agricultores e agricultoras que estarão em 25 caravanas de municípios baianos localizados nos territórios Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina. A Feira é uma realização do Projeto Pró-Semiárido em parceria com o Sasop, com apoio do CPC-BA e Embrapa Semiárido.

Serviço
Evento: Lançamento do projeto Sementes Crioulas
Data: 20/11/2019
Horário: 10h30
Local:  Embrapa Semiárido - BR-428, Km 148Zona Rural, Petrolina-PE


Elka Macêdo
Técnica Regional de Com. do Pró-Semiárido
DRT-BA 4280
Entre em contato conosco também via WhatsApp!