PT de Sobradinho repudia truculência e reintegração de posse em acampamentos do MST


O Partido dos Trabalhadores de Sobradinho repudia veementemente atos truculentos e reintegração de posse ocorridos em áreas de acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizados no Projeto Salitre, em Juazeiro, Irmã Dorothy e Iranir de Souza, no Projeto Nilo Coelho, em Casa Nova (BA). A violenta ação se deu hoje (25), com tiros de balas de borracha, lançamento de gás lacrimogênio, destruição de barracos, casas e a ameaça de eliminação também das áreas de plantio. 

No acampamento Abril Vermelho que moravam cerca de 430 famílias na área, há sete anos e meio, desde 2012, a ação começou por volta das 04:50 da manhã, várias viaturas da Polícia Federal chegaram no local já atirando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra as pessoas que estavam na portaria do acampamento. Haviam dezenas de crianças no momento, idosos e gestantes. Inclusive três pessoas foram feridas na ação truculenta, e mesmo que tenham muitos resistentes, há alguns intimidados – Informou a acampada e líder Ivana.

Os acampamentos garantiam área para produção agropecuária para famílias dos acampados, num total de 700, e de comunidades vizinhas, além de fazer a economia girar em torno dos itens rurais. A reintegração das áreas foi feita para a Codevasf, áreas essas que estavam improdutivas e apos as ocupações realizadas pelo MST se tornaram produtivas e cumpriam importantemente funções sociais de habitação, alimentar e organizacional.   

É notório que essas ações é mais um ataque à reforma agrária e à livre organização do povo, lutas bem definidas e norteadora pelo MST e é por temos uma gigantesca militância e filiados nessas áreas e entendermos que há violação dos direitos humanos nessa questão, estaremos não só nos manifestando em repudio mas também nos colocando a disposição para o que tiver ao alcance desse partido da cidade de Sobradinho para ajudar essas famílias.


Partido dos Trabalhadores de Sobradinho
Entre em contato conosco também via WhatsApp!