Reservatório de Sobradinho pode atingir mais alta positiva de sua capacidade


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está acompanhando as condições hidrológicas do Rio São Francisco e o reflexo das chuvas nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou previsão indicando que o Reservatório de Sobradinho pode alcançar 63% de seu volume útil até o final do período úmido, em abril. Essa estimativa é com base na vazão atual ao longo do rio e nas previsões de índices de chuvas na Bacia Hidrográfica do São Francisco.

No último período úmido, Sobradinho chegou em abril com volume útil de 49%. A última vez em que o reservatório chegou a 100% de sua capacidade foi em 2009.

No dia 13 de fevereiro, Sobradinho estava em 37,99% do seu volume útil, com afluência (água que chega ao reservatório) de 3.750 metros cúbicos por segundo (m³/s) e defluência (água liberada) de 811 m³/s. Já o reservatório de Itaparica estava com 47% do seu volume útil.


"As chuvas ocorridas, principalmente em Minas Gerais, vão possibilitar uma melhoria substancial no volume dos reservatórios do Rio Francisco, devendo o reservatório de Sobradinho atingir um volume em torno de 60%, representando uma condição importante para atendimento aos usos múltiplos no próximo período seco", esclarece o Diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

É importante ressaltar que o atendimento aos consumidores está assegurado, em função das condições previstas para os reservatórios e das outras fontes de geração disponíveis, além das interligações com outras regiões do país. 


FONTE:Chesf
Entre em contato conosco também via WhatsApp!