Governo da Bahia inaugura sinal digital da TVE no município de Casa Nova


Em cerimônia virtual, nesta terça-feira (21), os moradores do município de Casa Nova, no Território Sertão do São Francisco,  comemoraram a inauguração oficial do sinal digital da TVE, sintonizado no canal 10.1. Para levar a programação da TV pública baiana para 71.969 habitantes, o Governo da Bahia investiu R$ 128 mil.  Em novembro do ano passado, Juazeiro, localizado no mesmo território, também foi contemplado com o sinal digital.


O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a qualidade da TVE como ferramenta de informação, cultura, educação e entretenimento. "O Governo do Estado promove esta política pública de expansão de uma programação de qualidade por meio da TVE Bahia, chegando hoje a quase 120 municípios. Nosso objetivo é trabalhar ainda mais para chegarmos a toda população baiana, oferecendo, de forma gratuita, um conteúdo diverso que só encontramos na TV paga", disse.


O diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, ressaltou a ampla programação da TVE Bahia. "Os espectadores vão poder encontrar um vasto conteúdo com programas infantis, de entrevista, educação, informativos e esportivos, além de telejornais, documentários e séries com produção internacional, nacional e regional, valorizando a nossa cultura e a produção local. Já temos  42 estações, nos 27 territórios, alcançando 10 milhões de habitantes", disse.

 

O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, falou sobre a importância da implantação do sinal digital no município. "É muita alegria ver uma programação digna de uma TV fechada ser oferecida à população casanovense. Seremos assíduos espectadores da TVE." Já o deputado estadual Tum parabenizou a programação. "Parabéns pelo formato apresentado e nos colocamos à disposição para, em parceria, produzirmos conteúdos da nossa comunidade".

 

A diretora do Colégio Estadual de Casa Nova, Kelly de Castro, contou sobre a contribuição da TVE para a educação. "Com certeza, com a programação do canal, vamos ter mais conteúdo para trabalhar com os estudantes. Muitos moram fora do centro, sem internet, e o sinal digital vai ajudar muito nesta diversificação da aprendizagem", afirmou.

 

As novas estações de retransmissão digital do sinal da TVE no interior do Estado também já foram inauguradas nos seguintes municípios: Alagoinhas (que atende também Aramari), Catu, Caetité, Itapetinga, Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Cachoeira, Brumado, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Biritinga, Teofilândia, Itaberaba, Irecê, Lapão, Presidente Dutra, Central, Xique-xique, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Itaetê, Paulo Afonso, Barra, Bom Jesus da Lapa (que atende também Sítio do Mato), Macaúbas, Luis Eduardo, Magalhães e Brejolândia.

 

Programação - A TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo a shows, passando pelos esportes e programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais.

 

Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A TVE exibe de segunda a sexta, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM, exibido nos mesmos dias, sempre às 18h.


A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).


Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Entre em contato conosco também via WhatsApp!